Pudim de claras tradicional

Pudim de claras tradicional

Prepare em muito pouco tempo um delicioso pudim de claras bem caseiro!


 
 
8 claras em temperatura ambiente
16 colheres de sopa de açúcar
1 / 2 colher de chá de sal
2 xícaras de açúcar para o caramelo

1 forma de pudim (com canudo no meio)
Doce tradicional a culinária brasileira, é um dos que deixamos de fazer por dar a impressão de que é difícil da receita certo, quando na verdade é muito fácil. Demora um pouco no forno, aproximadamente uma hora.

Ligue o forno bem baixo e coloque uma assadeira com água até a metade da altura.

Distribua as duas xícaras de açúcar para o caramelo no fundo da forma de pudim. Coloque-a sobre o fogo bem baixo. Quando o caramelo se formar, não deixe que escureça, retire a forma rapidamente do calor, pegue com um pano para não se queimar, e vire-a para cobrir as laterais da forma. Deixe esfriar enquanto bate as claras.

A temperatura ambiente das claras é muito importante para o pudim ficar bem alto. Bata as claras com o sal em ponto de neve bem dura.
Faça o teste pegando um pouco da clara batida com uma colher e virando-a para baixo. Se não escorrer, está no ponto. Sem parar de bater acrescente o açúcar, uma colher de cada vez, até continue a bater até obter um creme branco bem grosso e brilhante.

Distribua a massa de claras na forma e coloque-a na assadeira que está com a água no forno. Asse o pudim por aproximadamente uma hora. Se achar que o forno está muito quente, prenda a porta do forno entreaberta com uma colher de pau, essa fresta vai permitir que o excesso de calor escape.

O pudim quando está cozido ele sobre na forma e fica meio solto das bordas. Nesse momento, não o retire do forno para não murchar. Desligue o forno, prenda a porta entreaberta com uma colher de pau e aguarde aproximadamente 15 a 20 minutos, retire-o e quando estiver apenas levemente morno, vire-o sobre o prato em que for servir. Não deixe esfriar para a calda de caramelo não endurecer.

Clique no botão a seguir para ver a foto do pudim de claras.
Calor do forno
Quando for fazer pão programe-se para utilizar o calor do forno nas duas horas em que o pão cresce. O que dá para fazer? Assar um frango, uma lasanha, um bolo, berinjelas para preparar uma pasta.

Claras em neve em ponto duro
Bata as claras com uma pitada de sal até a mistura ficar tão dura que ao pegar uma colher de sopa com a massa e a virar para baixo ela não escorrerá.

0 comentários:

© 2008 Por *Templates para Você*